sexta-feira, 30 de outubro de 2009

GESTAR EM MATÕES-MA fotos

Olá galera do GESTAR- Linguagens, hoje dia 30/2009 estamos encerrando nosso curso em Matões-MA. Está sendo um sucesso.
Até o encontro final em São Luís
Sônia Ribeiro

Cursista do Gestar de Matões, James Lopes, professor de Língua Portuguesa.

O Gestar contribui e vai continuar contribuindo em minha prática pedagógica,principalmente agora, que iremos ter mais tempo para trabalhar com esse material, que é muito inovador e útil na sala de aula.
Obrigado, e até a próxima!!!!!!!!!!

GESTAR EM MATÕES-MA


O gestar aqui em Matões está em fase de conclusão no que diz respeito aos estudos dos TPs e elaboração dos projetos. Mas, com certeza, vai continuar na nossa vida, na nossa sala de aula.
Apesar dos entraves, valeu, está valendo e valerá a pena os nossos esforços para dividir experiências e somar saberes!
Alexsandra Braz

domingo, 27 de setembro de 2009

TP4: PLANEJANDO O DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS


Na última oficina, dia 25/09/09, no estudo do TP5, os cursistas apresentaram trabalhos referentes à unidade 18. Expuseram textos não verbais para reflexão sobre o desenvolvimento da coerência. Aproveitaram sugestões de atividades do AAA para esse estudo. Na foto acima, os cursistas reproduziram a atividade da pág. 50 do AAA5, que apresenta uma sequenciação de acontecimentos para a composição global de um texto. O trabalho incentivou a turma a partir da "parte" para chegar ao "todo", objetivando a atribuição de unidade de sentido ao texto.

GESTAR EM SANTA LUZIA DO PARUÁ: CURSISTAS, NO ESTUDO DO TP 4, CRIAM CARTAZ PARA DIVULGAR O PROGRAMA.


O cartaz de divulgação do Gestar, criado pelos cursistas e pelo formador Jocelmo Aires é um exemplo de como o planejamento da produção escrita pode se dar. Nesse trabalho, pôde-se realizar o estudo proposto por John Harris e Jeff Wilkinson sobre a hierarquização das dimensões dos gêneros dependendo da situação sociocomunicativa: 1 - consciência da audiência; 2 - relevância do conteúdo; 3 - sequência da informação; 4 - nível de formalidade; 5 - função da comunicação; 6 - convenção (formato do documento). (Referência: TP4, pág. 190, adaptada).

O cartaz foi personalizado com a foto dos cursistas de cada escola, que expuseram-no no mural oficial. Na foto acima, o cartaz com os cursistas do Colégio Carlindo Alves, que fizeram o maior sucesso na escola.

domingo, 28 de junho de 2009

LEILÃO DA SEEDUC-MA


Quem me compra a Secretaria de Educação
Do Estado do Maranhão
Que não apoia o GESTAR
Oferecendo um bom lugar?

Quem me compra essa escola
Que ao professor não dá bola
Com uma sala com zoada
Ruim de ser encontrada?

Quem me compra esta sujeira
Nesta escola desordeira?
Desejo um cantinho de paz
Porque quero estudar mais

É pedir demais?

ATÉ QUANDO TRATARÃO OS PROFESSORES ASSIM?




É lamentável que o Gestar, programa cujos fundamentos teóricos foram também elaborados pelos técnicos do MEC e parcerias não esteja recebndo o apoio logístico necessário para a execução dos trabalhos de estudo no curso de Língua Portuguesa, no Maranhão.
Os problemas na estrutra da 2ª etapa de formação em São Luís iniciaram-se na localização do prédio escolhido, que fica em bairro distante do Centro e de difícil acesso para os cursistas. Na hora do almoço, por exemplo, os participantes são obrigados a percorrer longo trajeto a fim de encontrar restaurantes, sem falar no risco de assaltos, já que o bairro fica 'deserto' nesse horário.
Ademais, a escola não oferece espaço físico adequado para a realização dos estudos. O ambiente não é climatizado e as carteiras não são apropriadas. Não há recursos audiovisuais como o data show e os banheiros, além de serem insuficientes, são pouco higienizados.
O sucesso do programa não depende somente dos cursistas e formadores, mas também daqueles que gerenciam as verbas públicas. Cabe a quem apresentam os slogans nos quais a educação é tida como prioridade cumprir com seu papel de administrador. Fato que no Brasil é raro ocorrer. Até quando os professores serão tratados assim?