quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Reflexões

"A conscientização nos convida a assumir uma posição utópica frente ao mundo, posição esta que converte o conscientizado em 'fator utópico'. Para mim o utópico não é o irrealizável; a utopia não é o idealismo, é a dialetização dos atos de denunciar e anunciar, o ato de denunciar a estrutura desumanizante e de anunciar a estrutura humanizante. Por esta razão a utopia é também um compromisso histórico." Paulo Freire, Conscientização: teoria e prática da libertação

"(...) Sobre essa questão de horizonte, lembro de uma frase de um amigo meu, o cineasta argentino Fernando Birri, dita quando estávamos uma vez em Cartagena das Índias, na universidade, conversando com estudantes. Um dos estudantes perguntou para o Fernando para que serve a utopia. Aí ele respondeu: 'Eu me faço essa pergunta todos os dias. O que eu posso dizer é que, para mim, a utopia está no horizonte. Eu sei perfeitamente que nunca a alcançarei. Se eu caminho dois passos, ela se afasta dois passos. Se eu dez passos, ela fica dez passos mais distantes. Para que ela serve então? Para caminhar'. Eu sempre achei que essa é a melhor resposta possível para explicar por que ainda existe gente que é capaz de viver além da infâmia, de não confundir o tempo presente com o destino. Gente capaz de manter a certeza viva de que amanhã o mundo pode ser diferente do que é hoje."  Eduardo Galeano, declaração dada durante realização do Fórum Mundial

2 comentários:

  1. Sempre evitei a palavra "utopia" por ela ter ordinariamente um significado limitador, mas, após ler Freire e Galeano, entendi que posso ressignificar o seu valor a partir dos meus valores, coincidentemente os mesmos dos autores...
    O GESTAR II é nosso embate dialético no caminhar rumo a um novo horizonte...
    Um grande beijo, Elenita!
    Dioney

    ResponderExcluir
  2. ANTES DA UTOPIA DA EDUCAÇÃO IDEAL, DA QUE FAZ O MUNDO MELHOR, TRAGO COMIGO A UTOPIA DE VER MAIS PROFESSORES COM UTOPIA.
    OBRIGADO PELO LINDO POST COM AS PALAVRAS SÁBIAS DE QUEM FAZ EDUCAÇÃO.
    CAMINHEMOS EM BUSCA DE NOSSO HORIZONTE!

    JOCELMO
    Santa Luzia do Paruá

    ResponderExcluir